terça-feira, 31 de maio de 2011

Pergunta de Webletora sobre convulões em crianças

Mãe A.P.F.A.

BOA TARDE, EU GOSTARIA DE SABER UM POUCO SOBRE CONVULÇOES EM CRIANÇAS E QUAL É A MAIS GRAVE E SEUS SINTOMAS E SE TEM CURA.
TENHO UM FILHO DE 1 ANO E 1 MES E ELE JA TEVE 4 VEZES A PRIMEIRA VEZ FOI COM FEBRE, ELE TEVE 2 NO MESMO DIA A SEGUNDA VEZ FOI SEM FEBRE TEVE 2 TAMBEM NO MESMO DIA EM HORARIOS DIFERENTES.
DA SEGUNDA VEZ ACREDITO Q FOI POR NERVOSISMO, POIS ELE FEZ EXAME DE SANGUE E FICOU MUITO NERVOSO E MAIS OU MENOS UMAS 4 HORAS DEPOIS ELE TEVE A PRIMEIRA CRISE. ME AJUDE, POIS PRECISO SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO.
GRATA DESDE JÁ.


Prezada Sra. A. P.,

As convulsões são sintomas de doenças, e não doenças. Podem surgir como manifestação de várias enfermidades, umas mais graves, outras nem tanto. Das menos graves, temos as convulsões febris benignas da infância, que podem ocorrer até em torno de 5-6 anos, sempre acompanhada de febre. Boa parte das vezes as convulsões desaparecem espontaneamente a partir desta idade. Em outros casos, podem ser sintomas de uma epilepsia, e estas epilepsias também são um grupo de síndromes com gravidades e prognósticos diversificados, algumas delas com carater benigno, facilmente controláveis por medicamentos, outras com gravidade maior, acompanhando-se de outras manifestações e de dificil controle com medicamentos.
Sugiro a investigação cuidadosa de seu filho por profissional especializado com objetivo de determinar qual destas síndromes convulsivas o acomete, para ser possível o início do tratamento específico e quais as perspectivas de cura (prognóstico).

Att,
Renato Gama
CRM-MT 4217
CRM-RJ 52 60730-1

Um comentário:

Jamille disse...

A história dessa mãe se parece um pouco com a minha. Embora o caso possa ter diversas explicações, também pode ser proveitoso dividir experiência. Minha filha, hoje com 9 anos, começou a apresentar desmaios e convulsões com aproximadamente 1 ano, depois que deixou de mamar. Depois de um exame de sangue, também convulsionou e várias teorias foram se construindo. Levamos a diversos médicos e vários exames foram realizados. Com o passar do tempo, percebemos que a alimentação influenciava seu quadro: aliementação "pesada", fora de horário etc sempre a deixavam (em maior ou menor grau) mal. Aos 8 anos de idade, minha filha perdeu 8 quilos em um mês, sentia muita sede e, num quadro de pré-coma, foi diagnosticado o diabetes tipo 1. Essa doença, fora de controle, pode causar convulsões (no caso de oscilação da glicose no sangue) e desmaios, no caso da hipoglicemia (também muito comum no diabético, embora pareça estranho), por isso ela convulsionou depois do exame de sangue, pois provavelmente sua taxa de glicose, que estava muito baixa pelo jejum, subiu repentinamente.Hoje Ana é muito saudável e leva uma vida pra lá de normal!

Boa sorte!